Report Caminho Português até Santiago (Porto - Santiago de Compostela)

Amigos do BTT!!!!


Foi no passado sábado 28 de Abril, que arrancamos para o nosso destino, como verdadeiros Peregrinos,  Santiago de Compostela!
Demos inicio à organização desta "aventura" há alguns meses atrás. Como é da praxe, pesquisamos como  fazer o caminho, transportes a optar, onde dormir, qual e como levar todo o material...
Algumas experiências batiam certo outras nem por isso, por exemplo: na discórdia sobre qual a  Credencial "oficial", no numero de km a percorrer do Porto (ponto de partida) até Santiago de Compostela (fim da viagem): varia entre os 240 km e os 270 km.. e na falta de consenso nas marcações do caminho, principalmente ao sair do Porto.
Mas, aventura que se preze, arriscamos na viagem sem GPS, mapas, etc! O que nunca descuidamos foi o descanso e a alimentação.


Na véspera, partimos no veiculo supersónico do Mestre Vinagre em direcção ao Porto.
Fizemos uma viagem sempre com bom tempo e com as nossas bikes a fazer sucesso no tejadilho :)









Etapa 1
 (Porto - Ponte de Lima "28 Abril")


Apesar de termos uma vista ESPECTACULAR da Pousada do Porto para a Foz do Douro, não nos valeu para o descanso, a ansiedade e o colchão fez com que nenhum dos 3 consegui-se descansar o suficiente! Acordamos meio azambuados...




Pequeno almoço tomado, alforges colocados nas bikes e estava na hora de arrancar para a Sé do Porto. Foi este o nosso ponto de partida, pelas 9h, pois já queríamos estar com as credenciais carimbadas para irmos tranquilamente..

Tiramos a foto da praxe na Sé:



 Aqui tivemos o nosso primeiro carimbo! Carimbo esse que nos fez gastar mais 0,75€ numa nova Credencial. Segundo a informação dada pela Sé do Porto, esta credencial daria acesso a todos os Albergues e à Compostella:

Credencial oficial Sé do Porto


Como não dormimos nos Albergues, não posso confirmar essa informação, mas quanto à Compostella ambas as credenciais são aceites, foi-me confirmado!






Credencial comprada ao AEJ (Associação Espaço Jacobeus)


Resolvemos a situação e seguimos o nosso caminho, pois estávamos com “ganas” de iniciar a Peregrinação. Começamos por seguir a 1ª seta amarela, que nos levou para ruelas cheias de escadas, a nossa vontade era muita de pedalar forte, mas com os alforges tivemos de nos conter e desmontar para não estragar nada  logo nos primeiros kms.
Mais à frente, acabaríamos por perder-nos à saída do Porto. Para reencontrar o caminho, foi preciso  perguntar aos 'locais'. Por falta de atenção, “falhamos” uma marcação mas, foi voltar a trás, e retomar o caminho correcto. Para mim este dia foi marcado pelo primeiro desejo de BOM CAMINHO. Também foi incrível os automobilistas facilitarem-nos e darem-nos prioridade por sermos Peregrinos, alias, foi um automobilista que nos desejou BOM CAMINHO! Quando nos cruzamos com outros peregrinos, trocamos desejos de boa viagem e, em alguns casos, deu para conversar um pouco.. Outra situação foram as fotos: uma partilha de tiras tu-tiro eu.. existe muita entre-ajuda entre os peregrinos. Travamos amizade com os Bento Nas Bentas BTT, malta muito animada e sempre com musica para todos os gostos :)
Percorremos belos trilhos e passamos por locais espectaculares! 


 
Barcelos a cidade eleita pelos três! Até o carimbo é o mais original!
Chegamos num dia de festa! Pena já termos a noite marcada em Ponte de Lima, caso contrario, arriscaríamos uma noitada por lá! Destino a visitar novamente.

Eis a foto da praxe com o galito...

Foto Galo


O Aguinho e o Vinagre tiveram problemas com os suportes, daí termos mais paragens que o previsto, mas, como bons Tugas desenrascados, improvisamos logo qualquer coisa: 1 elástico + 1m de corda, deu para chegar à pousada :)
Foto suporte Tiago

Foto suporte Vinagre

Chegar à Ponte de Lima, teve um sabor especial.. especialmente porque desde o Porto que já salivávamos  as Papas de Sarrabulho com os belos Rojões :) Depois do merecido banho, lá fomos jantar.. digerindo, depois, o jantar num passeio nocturno até à Vila.



O Aguinho estava cheio de ganas e soube apanhar o boi pelos cornos, antevendo a dureza da Labruja... eheh..


Track GPS:
http://www.sports-tracker.com/#/workout/vinagremc40/2mehejpp3567h478





Etapa 2 
(Ponte de Lima - Redondela "29 Abril")


Com São Pedro a ajudar, tivemos mais um dia sem chuva mas com frio (6º). Depois do pequeno-almoço e das bikes prontas, fomos até à vila tentar o 1º carimbo que conseguimos na pastelaria VILAR. Muitos bttistas já arrancavam em direcção à Ponte Romana, seguindo as setas... o caminho para a Labruja, esse nome tão falado e que tanto nos amedrontou! 


Os loucos trilhos ainda com água que caiu durante a noite, tornou o terreno mais pesado, mais escorregadio, mas também mais BTT! Nesta etapa tivemos excelentes trilhos.... passagens por zonas com casas fantásticas no meio do nada, outras com os habitantes a dar-nos os Bons Dias e a desejar-nos Bom Caminho... É complicado pedalar e fotografar ao mesmo tempo, assim como tirar aquela foto que fica gravada na nossa memória e aquela outra fantástica que só os nossos olhos vêem!
A 1ª Etapa foi mais “citadina”, está é rural... é mais natureza, EXCELENTE!



km a km a Labruja já se aproximava através do seu rio.. A quantidade de peregrinos a pé também aumenta! As subidas cada vez mais inclinadas.. tudo para nos levarem à verdadeira Labruja! Tentamos subi-las montados nas “burras”, mas o risco de cair e arriscar a continuidade da viagem era grande.




 Os caminhantes nos ultrapassavam com muita facilidade! O caminho a percorrer com os alforges e a falta de pratica dos primeiros metros, foram complicados.. os SPD escorregavam e as pedras soltas iam complicando a escalada. Subíamos com animação, palavras de apoio, camaradagem.. chegamos à 1ª cruz, onde também colocamos a nossa pedrinha, simbolizando mais um obstáculo ultrapassado...




Avançávamos mais um pouco..sempre a subir... e a subir.. com a bike (13kg), os alforges (12kg), o cansaço acumulado, passamos em zonas difíceis até para os caminhantes.. foi duro....!




Mas desanimar é que não! Nem deixar de acreditar! Ao chegar ao topo, a imensidão e a tranquilidade que sentimos é inexplicável! O cansaço deixa de existir e ficamos a olhar para aquele magnífico 'quadro'.. aliado ao som de fundo do grupo Bento Nas Bentas, que tinha acabado de chegar com a alegria e música que os caracteriza.



E assim, estes 3 peregrinos vestindo as cores do ESQUADRÃO-BTT, seguem pelos ESPECTACULARES trilhos, km a km, e com muita vontade de deixar ali os alforges para pedalar à vontade :)
Avistamos, bem ao longe, Valença, e com ela o primeiro furo e as primeiras pingas!
Vestimos os impermeáveis e cumprimentamos um bttistas com a roda partida.. Com o azar dos outro, vemos a nossa sorte!
Como aconselhado, paramos para comer no restaurante MARITONE-2! É comer bem e barato! Pratos bem servidos e com muita boa qualidade!. Pode demorar um pouco, mas lá fora chove e se demora sempre é sinal de que é feito na altura.




São Pedro ajuda os peregrinos: a chuva passa e nós continuamos com a  barriga satisfeita e muito caminho pela frente.
Fazemos os últimos km Portugueses e, rapidamente, passamos a ponte que nos fez chegar à Tui- “Espanha”, caso a bandeira Espanhola a dar-nos as boas vindas.




Depois de um pouco de asfalto, voltamos a entrar em trilhos com pontes Romanas e caminhos cheios de água, por esta altura os alforges já estão bem carregados de lama :)
Seguimos as marcas e cumprimos os kms. Depois de Porriño o percurso é em asfalto, com grande subida pela frente, sem fim à vista. É aqui que a camaradagem supera tudo, “puxando” uns pelos outros, dizendo  parvoíces para animar, pensando que na bela jantarada que nos espera e na noite para descansar.

A chegada à Redondela não foi tão perfeita como idealizamos, ao 'esquecerem-se' da marcação que fizemos na véspera num albergue privado “ALBERGUE EL CAMIÑO”. Ao batemos à porta, o responsável mentiu-nos e disse-nos que tínhamos ligado para o Albergue de Tui: “MENTIRA”, pois foi o único numero que nos facilitaram! Ainda piorou as coisas, ao dizer que estava tudo cheio e que o único sítio para pernoitarmos era num Hotel a 5min de bike.. Desesperados, quase anoitecer e a juntarem-se algumas pingas, lá fomos nós. Começamos a subir em direcção a Vigo, auto-estrada nem vê-la!o tempo passava..e passava e nada do lugar pretendido.. Fizemos mais uns kms, perguntamos se alguém conhecia o dito Hotel... Continuamos... no mínimo 10km extra!!!! Já pensávamos em pedir guarida aos Bombeiros ou à Policia!. Pedimos ajuda, e indicaram-nos o Hotel Antolin, na praia, que ficava a 2km.. :) Lá seguimos, até avistar o bendito Hotel! Cansados, molhados e com dificuldade a encontrar o hotel.. já era de noite, nem víamos nada a frente.. mas foi desta que, às 21.30h, 'cortamos a meta'!! Guardamos as bikes, tomamos banho e jantamos rápido, pois a cozinha estava a encerrar. A responsável era excelente pessoa, muito simpática e facilitou-nos quartos e um belo jantar! Para a próxima não arrisco, recomenda-se e volto sem duvidas! Foi um EXCELENTE descanso!. Situa-se na praia e fica a 3km do centro de Redondela.


Fotos de quando íamos à procura do Hotel..




Foto ao Jantar


Track GPS: 
http://www.sports-tracker.com/#/workout/vinagremc40/cid7srk2v3phqd7p





Etapa 3 
(Redondela - Santiago de Compostela "30 Abril")


Depois de uma noite muito bem dormida, uma chuvinha para refrescar-nos a manhã!
Após 2 dias, com bom tempo, esperava-nos um dia com chuva. Começamos a tirar fotos à entrada do Hotel Antolin, um bom acordar, uma bela vista para a praia e um cheiro a mar como à muito não sentia!

Foto a sair do hotel
 



Já de volta ao caminho, tivemos uma saudação de um camionista que viu a nossa bandeira portuguesa presa aos alforges! Foi arrepiante!! Fizemos uma grande festa :)
Só pensávamos em chegar a Santiago, mas, inacreditavelmente, o cansaço não existia!
O dia de chuva, frio e vento não dava para fazer grande passeio. Quando paravamos para apreciar a vista ou para tirar fotos, arrefecíamos logo e os dentes tilintavam. Por isso, nada melhor que subir.. subir.. subimos bastante mas valeu a pena, porque lá do alto temos uma vista incrível sobre a ENSENADA DE SAN SIMÓN.

Foto vista





Afirmo, de pés juntos, que as ultimas 2 Etapas são as melhores!
Foram as nossas preferidas, muito verde e trilhos atravessados por ribeiros. As povoações com as casas todas em pedras, as pontes Romanas, as ruelas estreitas e os moradores a dar os bons dias.. muito.. muito bom! Conhecer melhor esta zona de Espanha foi uma agradável surpresa, para além da gente sempre simpática e prestável (à excepção do responsável do albergue “El Peregrino”).







Quiçá não deveria  falar da mini-Labruja (ou Labrujinha), pois de todas as pessoas com quem falei, ninguém me contou que ela existia! Quanto à Labruja, não temos que inventar: é 'desmontar a burra' e empurrar, mas em relação à mini-Labruja empurrar não é suficiente mas também é complicado pedalar. Tirando isso, são caminhos BRUTAIS! Outra agradável surpresa: são caminhos com muita historia, desgastados pelos inúmeros peregrinos ao longo dos anos.

Foto Labrujinha






O nosso único senão em toda a viagem, foi mesmo a junção dos 3'traquinas': a chuva, o vento e o frio, que começam a fazer estragos! Os alforges começaram a não suportar tanta água, os suportes agarrados ao espigão começaram a perder aderência e oscilavam.. Mas uma coisa é certa: ficamos peritos na improvisação! :)

Reencontrámos peregrinos com quem fomos trocando conversa, experiências e palavras de apoio. Os Bento Nas Bentas evidenciaram-se, malta muito porreira! Não pode passar despercebido um bttista do Porto que tem uma Confersil há 16 anos, e que, além de ter feito já algumas vezes Porto – Fátima, desta ve, fez Porto – Santiago, é um clássico!
Prova que com vontade chegamos onde queremos, as bikes são o meio!

Km a Km aproximava-nos de Santiago, continuava a chover mas a vontade de comer algo mais composto que barras energéticas aumentava! Já sabíamos que ao parar iríamos arrefecer e voltar a pedalar é sempre complicado.. mas, ainda assim, tivemos de arriscar a pedido do nosso estômago! Paramos numa tasca à beira da estrada e comemos uma sandes XXXL com 'jamón' super fino e soube muito bem! Não fizemos sala e, numa aberta, aproveitamos para voltar à carga, isto ainda antes de Padrón!


Com asfalto e trilhos no mato ou pela calçada, fomos avançando km´s, os suportes que sofreram improvisações vão-se aguentado.. o único 'intocável' (do Ameixa) começava também a dar problemas, apenas a 30km! Bastou pararmos e uma câmara-de-ar: problema resolvido :)
A ansiedade de chegar era muita! os km´s vão-se fazendo sentir graças ao mau tempo. Mal “saboreamos” os últimos km´s pois só pensávamos em chegar à Catedral de Santiago.
Já avistávamos Santiago! Fizemos os últimos kms como se não houvesse amanhã! :) Entramos na cidade, a seguir as ruas antigas e a Catedral era já ali...!!! -fazendo o rewind até pareceu fácil!!
Chegamos bem, sem azares de maior, mas com frio :)







Foto da praxe


Track GPS :
http://www.sports-tracker.com/#/workout/vinagremc40/1qsa9srogchljbng


CHEGAMOS COM 270KMs PERCORRIDOS!!!
Uma Peregrinação com Fé, Sol, Chuva, Vento, Frio, Contratempos, Desentendimentos e União....


 Credencial...


Bela jantarada para comemorar a chegada!!



Frontais super personalizados




Tão desejada Compostella


Boas pedaladas,
Maj Ameixa

P.s.: Agradecemos todo o apoio dado pelo Pedro Anjos, Oficina das Bicicletas, VianaNutriNow e MTO+ Eventos.

11 comentários:

  1. grande volta grandes caminhos foi brutal e belo post :D

    ResponderEliminar
  2. Muito mas Muito Bom...os meus parabéns aos 3 campeões, foi algo para relembrar mais tarde.
    não me ocorre mais nada a não ser espetacular. Bravo

    ResponderEliminar
  3. Amigo Action Man (Medeiros) para o ano conto contigo!
    E Fátima mekie??? Sempre alinhas???

    Abr

    ResponderEliminar
  4. Podem ñ acreditar, mas desde que tenhas horas de selim, a maior parte dos bttistas do ESQ-BTT conseguem lá chegar! É 1 passeio e ñ maratona!
    No 1º dia o Aguinho "sofreu" 1 pouco pq é mais rolante, e o Vinagre quer é acelarar.. eheh.. Mas restantes dias correu bem... sem stress...
    Fátima é bom para ganhar "vontade" de ter Santiago como objectivo.

    Abr

    ResponderEliminar
  5. Parabéns aos 3, excelente crónica...abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigado em nome dos 3!!
    É sempre bom ter feedback positivo sobre o que escrevemos.

    Boas pedaladas e mais uma vez obrigado
    Ameixa

    ResponderEliminar
  7. Mesmo nao conhecendo pessoalmente nenhum de voces fico contente por saber que conseguiram o vosso objectivo e aposto que a vossa amizade ficou muito mais fortalecida. Eu vou em maio 2014 e espero la chegar com os meus 4 amigos. Obrigado pela discrição ao pormenor.

    ResponderEliminar
  8. Podem deixar o vosso email, queria pedir umas dicas, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa pela resposta tardia.
      Pode enviar as questões para o nosso email esquadraobtt@gmail.com

      Boas pedaladas,
      Ameixa

      Eliminar
  9. Que recordações. Também já o fiz, mas com bom tempo, este ano, talvez o vá repetir, basta o meu companheiro (Irmão mais novo), deixe de ter Receio/Medo de não aguentar o Caminho. Pelo relato foi tão espectacular, como o meu, e para superar tudo basta os "campanheiros" serem Bem Dispostos que tudo se consegue. Cumprimentos e continuação de boas Pedaladas.
    Cobrabtt

    ResponderEliminar