Aventura pelo Caminho de Fátima

Betetistas vou tentar de alguma forma passar toda a informação de 140km (feitos por mim, pelo Diogo Sabonas e pelo Jorge "GPS"), visto que os outros (Tó, Nuno "Rijo como Aço", Jorge Guilherme e o Costa) enganaram se e fizeram mais uns quantos km! eheheh....

  Arrancamos com as nossas burras (ou amantes como já lhes chamam) num belo sábado pelas 8h e mais qualquer coisa, para percorrer o antigo caminho dos Peregrinos de Fátima, para mim não começou da melhor forma pois tive um desarranjo da barriga que me deixou com o objectivo de chegar a Santarém e depois logo se via.
  Fomos fazendo o aquecimento há Mourinho (quer dizer em cima delas a pedalar devagar para aquecer, zero alongamentos) em passeio pela pista de Alverca até Vila Franca de Xira, depois de Vila Franca já sabíamos o que tínhamos pela frente, rectões de terra batida sem grande grau de dificuldade mas com paisagens muito loucas (Valada) e para quem quis até deu para comer "roubarem" tomates e espigas de milho.. eheheh... Xor Nuno "Rijo como Aço" e Diogo Sabonas "Homem Queda"!! ;)
  Cheio de cólicas (quero agradecer desde já a todos pela preocupação e apoio), mas não dei parte fraca e fomos sempre a um bom ritmo até Santarém, 64,13km feitos!!




Malta todos nós devimos ir ou voltar a ir á Taberna Do Quinzena (http://www.quinzena.com/), o empregado é muita maluco e se pedirem XUXAS ele arranja mesmo as XUXAS...eheheh... muito boa onda!!
  Depois desse espectacular almoço arrancamos para mais 50km no mítico Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, como menos cólicas devido aos comprimidos tomados e ao estômago preparado para tal, e as nalgas estranhamente bem.....!! ;)
  Continuamos por sítios muito loucos e paisagens que nos fazem carregar baterias por uns tempos!! Passamos por Olhos de Água, nascente do Rio Alviela, esta etapa teve mais dificuldade a nível de subidas e sempre a faltar 15km......






Perguntávamos ao Jorge (GPS) "....Páh quantos faltam?? 15km.. Mas já fizemos 15km?!?! Então é depois daquela grua, mas é sempre a descer!!..." dassss... continuávamos a subir e lá vinha uma descida para descansar as nalgas!!



  Eu o Jorge (GPS) e o Diogo fomos os primeiros a chegar a Residencial Gloria *** (http://www.eses.pt/profmat2003/alojamentos.asp), tivemos perto de 30min á espera dos restantes betetistas que se perderam e andaram a fazer km pois tinham feito poucos..eheheh.. OH NUNO.. É RIJO COMO O AÇO!!!!!
  Demorou também o Virgílio a chegar com as nossas mochilas para se tomar a banhoca e ir para o sofá ver o BENFICA jogar e esperar pela janta!!
  Muito esparguete,bifinhos, sumo, agua, melão, etc.. tudo para recarregar as pilhas pois no dia seguinte tínhamos de subir a serra de S. António.
  Os senhores da pensão eram uns castiços fomos bem atendidos e no belo sofá que dava para ficar praticamente uma chaise longue parecia que estávamos em casa!! Eu e por certo os restantes também a recomendam pois preço/qualidade/limpeza é muito boa!!



  Domingo pelas 7:45 foi tomar pequeno almoço preparar as burras e fazer uns alongamentos enquanto o Jorge (GPS) mudava um furo!! Já o tínhamos ameaçado caso ele acelerasse ficava com furos... eheheh...
  Mal saímos da Residencial Gloria começamos logo a subir, ok é alcatrão mas quando é a subir custa sempre ainda por cima logo pelas 8:30 da matina!!
  Continuo a dizer e a repetir, passamos por aldeias, montes, vales, serras, etc.. sei lá... Brutais.. Bonitos de se ver e de dizer a todos que é uma sensação muito boa estar ali e presenciar!!






  De tanto subir lá houve uma descida bacaninha onde deu para chegar aos 73,87km/h...eheheh... e logo de seguida um trilho muito bacano "mesmo", a descer da serra Sº Antonio para Minde!!







  Muito boa recompensa depois de tanta subida!! Depois de passarmos pelo centro de Minde que é plano..lol.. voltamos ao nosso percurso de sobe e desce até Fátima 35km (+/-), cada um ao seu ritmo mas sempre a contar uns com os outros para não ficar ninguém para trás, começamos a ver Fátima não por um canudo mas pelo maio dos vales, e superamos sempre as expectativas próprias e dos organizadores deste passeio!! Quando arrancamos de Alverca íamos falando do assustador valor de 140km e eles diziam que quando acabássemos iríamos ver que afinal não custava tanto assim!!
  Só posso confirmar!!
  Cheguei a Fátima com a sensação de dever cumprido!!







  Não houve cambrias, só houve um furo, mas temos sempre alguém que gosta de andar nos limites.. é verdade... o nosso amigo Diogo Sabonas "Homem Queda" ia sentindo o poder do embate de um Seat Ibiza, em que deixou a malta toda de boca aberta, partiu um raio da jante da specialized-teste que levou (parece que aquelas jantes não são grande coisa..eheh..), no meio do mato caiu para a berma e por fim o nosso amigo Diogo já tinha treinado quedas em publico por isso não á nada como mostrar como se faz.... uma bela queda no parque de estacionamento do Santuário de Fátima!! eheheheh... migo desculpa mas tinha de falar sobre isto.... é pena não haver fotos... mas és muito rápido!!




Também acho que é de louvar o Nuno "Rijo como Aço", foi me com uma Berg Tora, tamanho acima para sua medida, sem paneleirices de meia, ténis, luvas, sem selim xpto, sem o menisco no joelho.... eheheh... mas foi quem mais alegrou a malta!! É um parceiro muita bacano e sempre disponível para ajudar e moralizar a malta com as suas piadas e bom humor "OH GAJA BOA!!" eheheheh...




  Esta é a minha visão da AVENTURA que á muito desejava fazer!!
  Mais uma vez agradeço a todos e peço desculpa se me esqueço de alguém, mas decerto que vamos ter muitas mais aventuras e vai dar para escrever muito mais!!




Gr Abraço a todos os que foram!!

P.s.: Peço desculpa por algum erro de Português..eheheh.. (Pah.. olha aquela árvore feita de madeira!!)

4 comentários:

  1. Muito boa descrição, já me fiz membro do grupo, agora é sempre a pedalar mais e mais, temos aqui um exelente grupo para participar neste tipo de aventuras,temos de agradeçer aos "Jorges", pela exelente organização e exelente preparação de ambos...parabéns a todos
    Nuno Rosado

    ResponderEliminar
  2. Este Nuno é 5 estrelas. Até sem menisco. Grande maluco

    ResponderEliminar
  3. Ganda passeio... bons trilhos de deixar água na boca... continuem no bom caminho!
    P.S.: conheço até Valada e vale mesmo a pena passar por lá...
    Abraço e bons trilhos !

    ResponderEliminar
  4. Grande Aventura!!!
    Fazer 140Klm e andar 8h30 em cima duma bicla é obra......
    Mt parabéns

    ResponderEliminar